Alguns deputados têm divulgado em suas redes sociais a informação de que o Governo de Minas autorizou o processo de licitação das obras da rodovia MG-280, nos trechos que ligam Paula Cândido a Divinésia (14 km) e Dores do Turvo a Alto Rio Doce (26 km). Embora a informação possa ser verdadeira, é preciso ter cautela para tratar do tema. Afinal, o processo licitatório não é garantia de realização das obras.

Desde o início, adotei a postura de ter um relacionamento franco e transparente com a população dos municípios abrangidos pela MG-280 e, em especial, com os membros da Comissão Pró-Asfalto, movimento popular que luta pela pavimentação da rodovia. Quando, em setembro do ano passado, fui convocado para participar da reunião da Comissão em Dores do Turvo, atendi ao chamado com especial atenção.

No encontro, ao lado dos deputados federais Padre João e Rodrigo de Castro, únicos parlamentares a comparecerem à reunião junto comigo, fiz o compromisso de somar forças com o grupo e usar todos os mecanismos possíveis, como parlamentar, para pressionar o governo estadual a destinar os recursos para as obras, apesar de ter plena consciência das dificuldades financeiras que o estado enfrenta.

Sendo assim, apresentei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) duas emendas ao Orçamento Geral do Estado para 2018 que criavam a previsão legal para a execução do asfaltamento da estrada. Com a participação de lideranças do movimento que vieram à ALMG e fizeram o trabalho de convencimento dos parlamentares, as emendas foram aprovadas. Agora, só depende da vontade do governador de redirecionar os recursos para dar andamento às obras.

Mais do que nunca a participação popular será imprescindível. Continuo aguardando o agendamento da reunião com o governador Fernando Pimentel, ao lado das lideranças populares e políticas da região, para sensibilizá-lo da importância da MG-280 em todos os aspectos: sociais, culturais e econômicos.

No entanto, não quero vender ilusões. A empreitada será difícil e espero contar com o apoio e a capacidade de mobilização da Comissão Pró-Asfalto e de toda a sociedade. Toda ajuda dos colegas parlamentares é importante, pois uma obra dessa envergadura requer união de forças suprapartidárias comprometidas com o progresso dos municípios por onde passa a MG-280. Mas só com a efetiva participação popular é que conseguiremos fazer que esse antigo sonho se transforme em realidade.

Cordialmente,

Roberto Andrade

Deputado Estadual

Fonte: Assessoria de Comunicação – Roberto Andrade