Os 90 anos da instituição foram celebrados na noite desta segunda-feira (29), em Reunião Especial do Plenário.

Os 90 anos de uma das mais antigas instituições públicas de ensino superior do País, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), foram celebrados na noite desta segunda-feira (29/8/16), em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O autor do requerimento para a homenagem foi o deputado Roberto Andrade (PSB).

Nascido em Viçosa (Zona da Mata), Roberto Andrada disse que “é uma satisfação prestar homenagem aos 90 da magnífica Universidade Federal de Viçosa, instituição símbolo da nossa cidade”. Ele ainda lembrou que a universidade começou com 25 alunos e hoje são 20 mil.

“Falar aqui das qualidades da UFV como uma das melhores do Brasil, referência no mundo inteiro em área como ciências agrárias, pesquisas e tecnologias desenvolvidas é desnecessário, porque é algo que todos já sabem. O que quero ressaltar, nesta noite, é a importância da universidade para o desenvolvimento da Zona da Mata, em especial dos municípios da microrregião de Viçosa”, destacou o deputado.

Presidindo a reunião, o deputado Anselmo José Domingos (PTC), salientou como é difícil uma instituição fazer 90 anos. “Por isso, entendemos que instituições sólidas, como a UFV, são essenciais para o desenvolvimento do País, ainda mais sendo uma universidade em crescimento”, afirmou. Ele leu o discurso do presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), que destacou a trajetória de sucesso da universidade e a excelência de seu corpo docente e administrativo.

Presente na reunião, o ex-aluno da universidade e hoje subsecretário de Assuntos Municipais da Secretaria de Estado de Governo, Marco Antônio Viana Leite, falou sobre a importância e o orgulho da cidade com sua universidade.

“Falar da UFV é falar de uma universidade que realmente é universal se imaginarmos que ela começou tratando do rural, e hoje trabalha nas áreas de medicina e em vários campos do conhecimento. Uma universidade em que o mais importante não são os prédios, mas as pessoas, e aqui temos várias pessoas formadas lá, e outras milhares que não estão aqui”, pontuou Marco Antônio.

Em nome da universidade, a reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, agradeceu a homenagem a todos aqueles que a reconhecem com patrimônio do País; “que reconhecem a representação que tem na formação dos nossos profissionais, no desenvolvimento da pesquisa, na inovação e, claro, como patrimônio a serviço da nossa sociedade brasileira”.

Ao ressaltar as diversas autoridades presentes na solenidade e que estudaram na universidade, ao chamar seus ex-alunos de embaixadores da instituição, ela ponderou que, “se hoje podemos contar essa bela e sólida história de uma universidade que completa 90 anos, é porque muitos construíram seus degraus”.

Com a homenagem, Nilda de Fátima frisou que hoje foi um dia marcante dentro da UFV. “Internamente fizemos um plantio, que com certeza será eterno. Representando os 90 anos da UFV, plantamos uma árvore. No domingo, dia 28, a universidade completou seus 90 anos, mas fizemos hoje, segunda-feira, esse grande marco lá. E o segundo marco é aqui, nesta solenidade em que o Estado de Minas, por meio da ALMG, com certeza, aquiesce a nossa universidade”, completou.

A reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, recebeu placa alusiva à homenagem - Foto: Clarissa Barçante

A reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, recebeu placa alusiva à homenagem – Foto: Clarissa Barçante

Fonte: ALMG